Tecidos Orgânicos – A busca pela sustentabilidade

Lu Ribeiro Lu Ribeiro
02 de outubro, 2009

tecido-01

Muitos consumidores hoje têm preferência por produtos que respeitem o meio-ambiente. Da mesma forma que os alimentos, os órgãos reguladores hoje certificam a produção de Tecidos Orgânicos, que recebem o selo do IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural).

Roupas sustentáveis devem ser feitas com tecidos produzidos a partir de materiais renováveis. Os principais tecidos orgânicos são: o algodão (o mais consumido), lã, seda, cânhamo, bambu, soja e Tencel (fibra proveniente da polpa de madeira).

Os rigorosos critérios envolvidos na produção desses tecidos impactam diretamente no preço. Por exemplo, produção da lã orgânica implica em diversos cuidados especiais na criação das ovelhas, como a alimentação ser essencialmente orgânica, não utilizando pesticidas nos pastos, não há uso de hormônios que induzam o crescimento da lã, e até mesmo o número de animais é limitado conforme a área.

tecido-02

Na industrialização também são aplicadas somente técnicas e produtos ecologicamente corretos, como corantes naturais para o tingimento, mesmo assim os tecidos orgânicos podem ser produzidos em todas as cores, exceto branco óptico, uma vez que contém substâncias que não são compatíveis com os padrões da tintura orgânica.

Algumas vezes os tecidos orgânicos e sustentáveis requerem cuidado especial. Embora muitos possam ser lavados à máquina, alguns requerem lavagem a seco ou à mão, e é importante lembrar de utilizar sabão biodegradável.

tecido-03
tecido-04
Postado por: Lu Okawa
Fotos: reprodução

2 comentários

  1. Tania de Col disse:

    Olá gostaria de saber quais são os tecidos orgânicos mais indicados pra o verão e onde posso encontra-los?

  2. Lu Ribeiro Fashion Live disse:

    Olá Tânia, confira esse site de um cliente nosso da fashion live, http://aziznader.com.br/ , acredito que encontre coisas legais por aqui.
    E se por acaso ficar sabendo de mais algum , te envio ok !!!

    bjks lu ribeiro

Deixe seu comentário